Relatório de PCC
Todos nós nos beneficiamos com uma propaganda publicitária, afinal, não envolve apenas a divulgação de um evento ou produto, mas sim a leitura e a comunicação. A difusão de ideias através das propagandas publicitárias nos traz diversos tipos de leituras, englobando alguns tipos de Gêneros Textuais.
Para esta análise foi utilizada como base a Propaganda do iPad, produto da empresa Apple, desenvolvida para estudar as tipologias de clientes, que traz o seguinte enunciado:
“Para produzir 50 kg de papel uma árvore é derrubada. Milhares de árvores são cortadas anualmente para a fabricação de livros e cadernos...até agora!”
(RAMOS, Nandex. Oceanus Projects, Apple iPad, 2010.)
Analisando este enunciado, percebemos que a empresa está preocupada com a preservação do meio ambiente, dando destaque ao desmatamento para a produção de papel, oferecendo assim, uma segunda alternativa, seu produto iPad, no qual pode reproduzir as funções de um caderno ou livro, porém sem prejudicar o meio ambiente.
A empresa sugere que seu produto não agride o meio ambiente e que pode trazer os mesmos benefícios de ensino e aprendizagem que os livros e os cadernos oferecem.
O enunciado traz como principal Gênero Textual a Propaganda. O enfoque publicitário é o meio ambiente seguido de certa persuasão para a venda do produto.
O público encontra uma linguagem formal e culta, de fácil entendimento em todas as situações. O registro linguístico empregado na propaganda aponta que o produto já tem um público alvo, no qual já foram conquistados pela qualidade de seus produtos, mas ao mesmo tempo indica a conquista de novos consumidores que apoiam o meio ambiente.
O poder persuasivo de uma propaganda gera paradigmas comunicativos, atenuando o que se classifica como: popular, massivo ou culto. A diversidade cultural na propaganda pode ser encontrada nas formas de linguagem, elementos simbólicos ou etnográficos, de várias origens.
No caso