Relatório de Participação Projeto Negocio a Negocio
Agente: José Adilson
Relatório individual do Projeto Negócio a Negócio Pernambuco
Pontos Fortes e Pontos Fracos do MEI e ME:
Inicialmente o Projeto NAN vem para trazer um pouco de escape e uma possível solução para problemas corriqueiros que acometem todos os Microempreendedores Individuais e os Microempresários.
Mediante a essa situação inicial o Agente de Orientação Empresarial (AOE) depara-se com muitos empresários perdidos nas diversas áreas a serem geridas dentro da organização. Coletados em diagnóstico a principal deficiência das empresas ainda continua sendo as Finanças, levando os empresários muitas vezes a pensar que esse aspecto é um algo impossível de ser gerido. Junto com as Finanças, os demais pontos deficientes das empresas são respectivamente: Mercado, Pessoas e Processos.
Atualmente, muitos dos empresários nãos têm noções dos princípios básicos de gestão, impossibilitando-o de efetuar uma gestão eficaz. Muitos dos relatos são centralizados na falta de educação primária, no MEI, e falta de mão de obra qualificada, no ME.
Em detrimento ao cenário de dificuldades onde as Microempresas se encontram em Pernambuco, os empresários e seus representantes são estimulados dia a após dia pelo mercado que ainda continua aquecido e lhes proporcionam obter a renda necessária para sustento de suas famílias e correlatados.
Pontos Fracos encontrados nos empreendedores:
Finanças: Sendo esse o campeão das reclamações para o funcionamento das empresas, é tratada como alto teor de dificuldade, mas sendo o problema principal a falta de dedicação para trata-la como é devida. Onde aproximadamente 85% dos empresários não fazem o básico para o começo de um controle financeiro, não fecham caixa e nem registram entrada e saídas financeiras. Consequentemente resultando na bola de neve causada pelo mau começo do controle. Além de não terem noções de tributação e formação de preço.
Mercado: É uma parte da organização, que ainda é bem