Relatório de palestra
Josué de Castro nascido em Recife, era médico, filósofo, geógrafo. Recebeu vários prémios pela sua atuação em questões sociais. Direcionou sua pesquisa apontando para um dos maiores problemas sociais, que até então era tratado com um certo tabu e distanciamento, a fome. Faleceu em 1973 na França, exilado pela ditadura no Brasil.
Em seu livro Geografia da Fome, aborda temas sobre as causas da fome. Josué de Castro afirma que a fome e uma questão social, causada por um sistema econômico que visa a exploração e lucro aumentando cada vez mais a desigualdade social. Afirma também que a capacidade produção de alimentos atenderia a demanda da fome em todo o mundo. Aponta também que o aumento da fome não é uma consequência do aumento populacional, pois essa já existia muito antes da explosão demográfica.
A alimentação no Brasil Josué de Castro divide em cinco regiões, analisa de forma interdisciplinar a causa da fome nestas regiões e suas consequências, mostra que a fome no Brasil e causada por questões políticas , da falta de investimentos principalmente na modernização da agricultura em algumas regiões.
O livro de Josué de Castro torna-se de extrema importância, na discussão deste problema que mata, flagela, corrompe grande parte da população não só no Brasil como em todo o mundo. Busquemos nele a iniciativa para lutar por mudanças, e fazer deste mundo um lugar mais justo.