Relatório de Observação: ácidos e base
Programa Darcy Ribeiro
Curso: Biologia
Antonia Leane Silva Bogéa
Maria Luísa Ribeiro Dias
Relatório de Observação: ácidos e base
Santa Inês - MA
2013
Antonia Leane Silva Bogéa
Maria Luísa Ribeiro Dias
AULA PRATICA: Espectros Atômicos
Relatório apresentado à disciplina Química Inorgânica, curso de Biologia do programa Darcy Ribeiro da Universidade Estadual do Maranhão, para a obtenção de segunda nota.
Professor: Luzilene Rosas.
Santa Inês – MA
2013
SUMÁRIO
1.
1. Introdução
Existem em nosso cotidiano que apresenta sabor azedo, tais como suco de limão e o vinagre. Há também substancia que apresenta sabor adstringe, seja “amarram”. É o caso da banana, do caju e do caqui verdes e também do leite de magnésia. Na verdade, esses dois tipos de sabor, o azedo e o adstringe, caracterizam dois grandes grupos de sustâncias: os ácidos e bases. Abordaremos a questão de como identificar essas substancias, para isso ocorrer é necessário utilizar fenolftaleína.
04
2. Material
Ácido clorídrico, Hidróxido de sódio, vinagre, suco de limão, leite de magnésio, sabão m pó, detergente, refrigerante, água com gás, tubo de ensaio, papel de torna sol, fenolftaleína.
3. Procedimento
Ao enumerar os tubos de ensaio de 1 a 9 foi se colocando cada substancia em um tubo, com isso fomos inserindo o papel de tornassol em cada uma das substancia. Exemplo:
Usou-se também Indicadores, são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o PH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.
Em outra experiência fomos avaliar as substancia, se as mesmas eram base ou ácida, para ocorrer esse