Relatório de movimento uniforme
Universidade Estácio de Sá
Aluno: Matrícula:
Prof.: Turma:
Resumo
O objetivo desse estudo é analisar o comportamento do movimento uniforme através de um equipamento, que consiste em um trilho milimetrado com sensores e um carro, cujos sensores registram o instante em que o carro passa por determinadas posições. Com os dados coletados do experimento será apresentado um estudo detalhado do movimento uniforme.
Introdução
O movimento uniforme é qualquer movimento realizado por um corpo que percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais. Não importa se o movimento é em círculos ou em linha reta, basta apenas que a sua velocidade escalar se mantenha a mesma por todo o tempo.
Teoria
Quando um corpo se desloca com uma velocidade constante, diz-se que este corpo está em um movimento uniforme (MU). Particularmente, no caso em que ele se desloca com uma velocidade constante em trajetória reta, tem-se um movimento retilíneo uniforme. Uma observação importante é que, ao se deslocar com uma velocidade constante, a velocidade instantânea deste corpo será igual à velocidade média, pois não haverá variação na velocidade em nenhum momento do percurso. A equação horária do espaço pode ser demonstrada a partir da fórmula de velocidade média.
V = Velocidade;
Vm = Velocidade média;
So = Posição incial;
S = Posição final;
∆S = Deslocamento;
∆t = Variação do tempo.
V = Vm S = So + Vt
Materiais e métodos
Para a realização do experimento foi utilizado um equipamento chamado de trilho de ar (foto1), que consiste em um trilho milimetrado, que sobre o mesmo fica um carro, cujo seu movimento é monitorado por sensores que estão em suportes acima do trilho. O trilho (foto 2) tem pequenos orifícios por onde é expelido ar, para tornar o mínimo possível o atrito do carro com o trilho. O ar expelido pelo trilho é fornecido por um gerador de fluxo de ar (foto 3), um ventilador, que gera um fluxo de ar