Relatório de Mola
CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
ENGENHARIA
LEI DE HOOKE
Natália Monteiro Teles Gross
Natasha Albergaria Villa Campo
Quésia dos Santos Cunha
PETRÓPOLIS
2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
ENGENHARIA
LEI DE HOOKE
NATÁLIA MONTEIRO TELES GROSS
NATASHA ALBERGARIA VILLA CAMPO
QUÉSIA DOS SANTOS CUNHA
Trabalho apresentado ao Centro de Engenharia e Computação do curso de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis da disciplina Laboratório de Mecânica Clássica ministrada pelo Prof° Flavio Carnelli Frade.
PETRÓPOLIS 2014
1. INTRODUÇÃO
O cientista inglês Robert Hooke ao estudar sobre a propriedade das molas ideais estabeleceu pela primeira vez a relação entre a deformação de uma mola e sua constante elástica. Através de suas pesquisas foi estabelecida uma lei que recebeu o seu nome, Lei de Hooke, que consiste na consideração de que uma mola possui uma constante elástica k. Esta constante é obedecida até um certo limite, onde deformação se torna então permanente. A lei de Hooke considera que a mola pode ser comprimida ou alongada portanto retorna sempre a uma mesma posição de equilíbrio. Hooke contribuiu para verificar a deformação de um corpo elástico ao se expandir. Pode-se dizer que a Lei de Hooke descreve, sobretudo, a força restauradora que existe em vários sistemas quando são comprimidos ou distendidos.
2. OBJETIVOS
Através do experimento realizado com o uso de um instrumento adequado juntamente com os conhecimentos teóricos foi possível:
- obter um conhecimento mais amplo sobre a Lei de Hooke.
- calcular a constante elástica da mola usada no experimento.
- montar um gráfico de dispersão utilizando o uso do software Microsoft Excel .
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Foram utilizados para a realização do experimento os seguintes itens:
-uma mola