relatório de mini-curso
PROJETO PEDAGÓGICO CIENTÍFICO
SEMEANDO PROTEÇÃO
Bruna Gomes
Ribeirão Preto - SP
2014
BRUNA GOMES
SEMEANDO PROTEÇÃO
Mini-curso apresentado ao Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, para o Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura.
Ribeirão Preto – SP
2014
SEMEANDO PROTEÇÃO
1. DADOS
1.1 Local:
1.2 Ano escolar: 6º ano A, B, C, D, E e F do Ensino Fundamental.
1.3 Características do projeto: Interdisciplinar.
1.4 Disciplinas ou setores envolvidos (as): Ciências, Geografia e Matemática.
1.5 Duração: 12 horas, sendo 4 horas aula semanais por turma.
1.6 Coordenadora: Bruna Gomes
2. JUSTIFICATIVA
Além do processo de urbanização, as matas ciliares sofrem pressão antrópica por uma série de fatores: são as áreas diretamente mais afetadas na construção de hidrelétricas; nas regiões com topografia acidentada, são as áreas preferenciais para a abertura de estradas, para a implantação de culturas agrícolas e de pastagens; para os pecuaristas, representam obstáculos de acesso do gado ao curso d'água etc. Este processo de degradação das formações ciliares, além de desrespeitar a legislação, que torna obrigatória a preservação das mesmas, resulta em vários problemas ambientais.
As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento e a força das águas que chegam a rios, lagos e represas, mantendo a qualidade da água e impedindo a entrada de poluentes para o meio aquático. Formam, além disso, corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade; fornecem alimento e abrigo para a fauna; constituem barreiras naturais