Relatório de Microbiologia das mãos
A importância da higienização das mãos na prevenção da transmissão das infecções hospitalares é baseada na capacidade da pele para abrigar microrganismos e transferi-los de uma superfície para a outra, por contato direto, pele com pele, ou indireto, por meio de objetos.
2.OBJETIVOS Objetivo geral:
-A aula teve como objetivo demonstrar de forma prática o conteúdo de Microbiologia, enfatizando algumas formas de controle microbiano (esterilização e desinfecção) através de dois experimentos. Na Técnica I utilizou-se uma placa de Petri contendo Agar, onde o aluno deveria encostar o dedo por 60 segundos nos quadrantes respectivamente com a mão suja (sem lavar), após higienização com detergente, com álcool 70%, com álcool iodado e com sabão em barra. Este experimento foi realizado para que fosse possível observar o crescimento microbiano no local onde não foi utilizado nenhum produto e nos locais onde a mão foi higienizada antes de encostar-se no Agar. Isso para que fosse possível visualizar a ação de antissépticos sobre a microbiota da mão.
Na Técnica II utilizaram-se dois tubos de ensaio, onde foram colocados alguns fios de cabelo (sendo a mesma quantidade de fios em ambos). Um dos tubos seria levado à autoclave para esterilização e após este procedimento seria feita a comparação da microbiota existente no tubo esterilizado e no tubo que passou pela estufa.