relatório de medidas vidrarias
Engenharia Mecânica / de Produção / Química
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
RELATÓRIO MEDIDAS DE VOLUME E PESAGEM
AUTORES:
JÉSSICA SILVA DE PAULA – RA: 513992 - ENG. QUÍMICA
JORGE INÁCIO F. JUNIOR – RA: 515450 - ENG. MECÂNICA
DOCENTE:
PROFª. DRA. ROSANGELA CARVALHO G. GUEDES PRADO
BARRETOS, SP
2010
OBJETIVO
A finalidade do experimento foi aprender corretamente a manipular as vidrarias por meio da confirmação das variações dos instrumentos volumétricos para obter medidas de volumes e massas aproximadas e precisas.
INTRODUÇÃO
MEDIDAS DE VOLUMES
Nos aparelhos volumétricos são medido o líquidos com aferição da capacidade de volume. O nível do liquido é comparado nos traços do aparelho, é utilizado dependendo de sua menor ou maior precisão. No nível do menisco é onde se faz a leitura do nível observando a curva que se forma na superfície liquida, essa forma é denominada menisco, a medida correta é feita pela parte inferior do mesmo.
No decorrer da aferição de medidas devemos levar em consideração o aspecto climático e ambiental porque o volume ocupado pela massa de liquido pode variar de acordo com a temperatura, mesmo os recipientes sendo de vidro a variação do recipiente é pouca, pois o vidro tem um pequeno coeficiente de expansão e por isso a variação do vidro não precisa ser considerada nos trabalhos comuns de química analítica. O coeficiente de expansão para soluções aquosas diluídas é de aproximadamente de 0,025% / °C é tal que uma variação de 5°C tem efeito considerável na confiabilidade da medida volumétrica. A medida volumétrica tem como ponto de referencia padrão 20°C porque é a temperatura usual dos laboratórios.
MEDIDAS DE MASSAS
Medir a massa de uma amostra é uma operação de pesagem. O instrumento usado é balança, que geralmente é graduada em gramas (g).Para medir uma amostra é necessários alguns cuidados como: garantir que a balança esteja colocada sobre uma base firme,