Relatório de Mecânica dos fluidos 2
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Laboratório de Mecânica dos fluidos - MF
Experimento 2:
Medidor de vazão por obstrução: Bocal e Placa de Orifício
Cleber
Swift/Campinas
21/03/2014
Laboratório de Mecânica dos Fluidos
Medidor de vazão por obstrução: Bocal e Placa de orifício
Objetivo do experimento
Medir a vazão e a velocidade de um fluido através de um tubo por obstrução tipo bocal e placa de orifício.
Introdução e fundamentos
Após o nosso primeiro experimento feito com o tubo de Venturi, agora repetimos as medições utilizando a placa de orifício. Há varias tecnologia para se medir a vazão mais como a placa de orifício possui um baixo custo, construção, troca, manutenção simples, é econômica ela é a mais utilizada, a sua desvantagem é que tem alta perda de carga.
Mas antes de utiliza lá primeiro precisa-se ajustá-la, ou seja, montar várias placas diferentes e passar por ela um volume conhecido verificando com a leitura do medidor de pressão, para que depois o medidor esteja ajustado de acordo à geometria e características do produto medido como: vapor, gás, liquido, etc. Só que com a ajuda da tecnologia esse processo já foi feito, e hoje há vários tipos de placas com as suas especificações de produtos á serem medidos.
Na placa de orifício o que ocorre é que o fluido que escoa na tubulação ao passar pela placa de orifício forma uma queda de pressão no fluido com essa queda de pressão teremos a diferença de pressão onde iremos desenvolver as equações e mostrar nesse relatório o coeficiente de descarga (c), o coeficiente de vazão (k), o ∆P, o fluxo mássico (, o mássico teórico, e o número de Reynolds (Re).
E através dos dados coletados desenvolvemos 3 gráficos onde se pode perceber e esclarecer facilmente o que o experimento demonstra, o 1º gráfico irá mostrar o coeficiente de descarga em relação a Reynolds e no 2º gráfico