relatório de magnetismo
O eletromagnetismo é o nome da teoria desenvolvida por James Maxwell para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Teoria esta que baseia-se no conceito de campo eletromagnético.
Os fenômenos magnéticos são conhecidos desde a Antiguidade. Naquela época já se utilizavam certas pedras – que tinham a propriedade de atrair pedaços de ferro – na orientação da rota de grandes viagens.
Os imãs possuem dois pólos magnéticos, chamados de pólo norte e pólo sul, em torno dos quais existe um campo magnético. O pólo norte e o sul de dois imãs se atraem mutuamente. Por outro lado, se aproximarmos os pólos iguais de dois imãs o efeito será a repulsão.
O campo magnético é um conjunto de linhas de força orientadas que partem do pólo norte para o pólo sul dos imãs, promovendo sua capacidade de atração e repulsão, mecanismo que fica explicado na figura que segue:
As linhas de força promovem a atração entre pólos opostos e repulsão entre pólos iguais.
O campo magnético é a região ao redor de um ímã na qual ocorre um efeito magnético.
A sua representação é feita por linhas de campo ou linhas de indução, que são linhas imaginárias fechadas que saem do pólo norte e entram no pólo sul. No interior do ímã, as linhas de campo vão do pólo sul para o pólo norte. Cada ponto de um campo magnético é caracterizado por um vetor denominado vetor indução elétrica ou vetor campo magnético, sempre tangente às linhas de campo e no mesmo sentido delas. A sua intensidade será definida mais adiante.
Diz-se que um campo magnético é uniforme quando o vetor campo magnético é constante em todos os pontos do campo. Nesse caso, sua representação é um conjunto de linhas paralelas igualmente espaçadas e igualmente orientadas.
Uma corrente elétrica cria ao seu redor um campo magnético.
2. OBJETIVOS
Reconhecer que a variação do fluxo de indução magnética pode induzir uma corrente elétrica num condutor;
Reconhecer que a corrente elétrica é capaz de