Relatório de laboratório quimica reação
O ácido sulfúrico, H2SO4, é um ácido mineral forte. É solúvel na água em qualquer concentração. O antigo nome do ácido sulfúrico era Zayt al-Zaj, ou óleo de vitríolo, cunhado pelo alquimista medieval francês Jabir ibn Hayyan (Geber), que também é o provável descobridor da substância. O ácido sulfúrico tem várias aplicações industriais e é produzido em quantidade maior do que qualquer outra substância (só perde em quantidade para a água).
Pode-se citar vários tipos de ácidos, entre eles: ácidos orgânicos, cítricos, desoxirribonucléico (DNA), enfim uma variedade. A descoberta do ácido sulfúrico é creditada ao alquimista medieval de origem francesa Jabir ibn Hayyan (Geber).
O ácido reage com a maioria dos metais, em uma reação de deslocamento simples, com a formação de gás hidrogênio e o sulfato do metal correspondente. O ácido sulfúrico diluído ataca o ferro, o alumínio, o zinco, o manganês e o níquel; o estanho e o cobre já precisam de ácido quente concentrado. O chumbo e o tungstênio são inertes ao ácido sulfúrico. A reação com o ferro é uma reação típica para boa parte dos metais. A reação do ácido sulfúrico com o estanho é atípica, porque forma dióxido de enxofre no lugar do hidrogênio. Apesar de ser um forte oxidante, o ácido sulfúrico(mesmo concentrado) não é capaz de oxidar o cloro, do cloreto de sódio, ocorre assim, a seguinte reação: Entretanto, é capaz de oxidar o bromo e o iodo, como seguem as reações:
Os metais podem sofrer oxidação que consiste na perda de elétrons e em algumas reações podem ocorer a redução, que é o ganho de elétrons
1. OBJETIVO
Esta experiência tem como objetivo observar o que ocorre quando alguns metais são colocados em contato com uma solução de ácido. A ocorrência ou não da liberação de bolhas de hidrogênio e a velocidade com que essas bolhas se formam dão uma idéia da reatividade do metal com solução ácida. Verificar também o potencial padrão de redução, e se nas situações