Relatório de laboratório em abnt
NOME DO TRABALHO
Salvador, 2012
NOME DA ESCOLA
NOME DO TRABALHO
Alunos
Trabalho realizado pelos alunos do ano, para a disciplina de, ministrado pela professora, no laboratório de química na escola .
Salvador, 2012
1. Introdução
Este relatório tem o intuito de mostrar algumas substâncias puras e os seus pontos de fusão, que descobrimos a partir dos procedimentos feitos no laboratório de química.
2. Objetivo
Determinar o ponto de fusão de amostras puras e identificar substâncias desconhecidas por meio do ponto de fusão.
3. Materiais e reagentes
* Medidor de ponto de fusão * Capilar * p-Diclorobenzeno * Ácido Benzóico * Benzofenona
4. Procedimento
* Ligou-se o equipamento medidor de ponto de fusão e verificou-se a temperatura. * Introduziu com cuidado o capilar contendo a amostra B e C no ponto de leitura do equipamento. * Observou-se o capilar B e C e anotar imediatamente a temperatura no leitor digital do equipamento. * O capilar foi retirado com cuidado e o resfriamento do equipamento foi ligado. * Após o resfriamento, o mesmo procedimento foi repetido utilizando o capilar com a amostra A.
5. Ponto de fusão
O ponto de fusão designa a temperatura a qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Esta temperatura é a mesma quando a substância se solidifica, passando do estado líquido para o estado sólido. É a temperatura na qual a substância sólida está em equilíbrio com a substância que dela se obtêm por fusão. Para uma substância pura, os processos de fusão ou de solidificação ocorrem sempre a uma mesma temperatura, e esta se mantém constante durante todo o processo, ocorrendo o mesmo para os processos de vaporização e condensação.
Tivemos contado com três substancias puras, e de acordo com o seu ponto de fusão descobrimos quem elas eram: A- Ácido Benzóico 122,1º;
B- Benzofenona 47,9º; C- p-Diclorobenzeno 53º.
O ponto de fusão se dá