RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA SEPARAÇÃO DE MISTURA
LABORATÓRIO DE
QUÍMICA
Discentes da Engenharia Cartográfica e de Agrimensura:
Conrado N. Morapalheta
Elias Keivison Moreira de Souza
Naiara Cristina Mendes Machado
Robson Nery
Richard Assis da Silva
Docentes da disciplina de Laboratório de Química:
Prof. Dr. Geraldo Lopes Crossetti
Itaqui, 1 de Setembro de 2015.
1. Introdução.
Mistura é o resultado da reunião de substâncias diferentes, onde poderá resultar em uma mistura homogenia ou heterogênica. (Marcio Cruvinel, 2009)
Separar misturas é um processo que exige atenção e uma série de procedimentos para ser bem executado e obter o produto desejado. Além dos instrumentos específicos para cada tipo de separação, as substâncias a ser separadas também diferem quanto a tipo de procedimento a ser realizado.
A decantação, conforme DOMINGUINI (2010) é um dos processos de separação mais simples. Utilizada para a separação de misturas heterogêneas, sejam misturas heterogêneas sólido-líquidos ou misturas heterogêneas líquidolíquido. E a filtração consiste na separação de um sistema bifásico (sólido-líquidos), fazendo passar a fase líquida (filtrado) através de um meio que retém a fase sólida
(precipitado).
2. Objetivos.
Analisar as características e propriedades, tanto químicas quanto físicas, das substâncias cloreto de bário e carbonato de sódio, misturados. E os procedimentos das separações por Decantação, Filtração Simples e Filtração a Vácuo, dos produtos carbonato de bário e cloreto de sódio, obtido dessa reação de dupla troca.
3. Materiais.
3.1. Equipamentos.
Proveta de 100ml
Béquer de 50ml
Funil de Vidro
Vidro Relógio
BaCl2(ag)
Na2CO3(ag)
3.2. Reagentes.
Papel Filtro
Funil de Porcelana Büchner
Kitassato
Bastão de Vidro
4. Experimento.
Utilizando uma proveta de 30ml de capacidade, foi adicionado 20ml de BaCl2
(Foto 1) e transferido para um copo de béquer com capacidade de 50 ml (foto 2). Em seguida com outra proveta da mesma capacidade, foi adicionado 20ml de Na2CO3
(Foto