relatório de introdução as técnicas de laboratório
EXPERIMENTO 1: INTRODUÇÃO ÁS TÉCNICAS DE LABORATÓRIO, VIDRARIAS E MEDIDAS E DENSIDADE DOS LÍQUIDOS
Departamento: DFQ (Departamento de Física e Química)
QUI017 – Química Geral Experimental
Turma P8
Professor: Maurício Santos
Alunos: Breno Gonçalves Ramos – 31164
Laís Borges Natividade – 31568
Rafaela Priante Chaves Lima - 31310
Data de realização do experimento: 13/03/2014
OBJETIVO:
O objetivo deste experimento é enumerar passos para a determinação de certas propriedades como a densidade e o ponto de ebulição de uma substância, além de aprender sobre como manipular as diferentes vidrarias de um laboratório e obter resultados que sejam satisfatórios para uma conclusão posterior.
INTRODUÇÃO: Quando se fala em exatidão de um instrumento, se fala na capacidade que tal instrumento possui de fornecer medidas e resultados muito próximos do valor verdadeiro, quando se mede uma mesma substância sobre as mesmas condições. Já o conceito de precisão está ligado à qualidade do aparelho, visto que ela representa o desvio padrão de um certo valor, ou seja, é o grau de incerteza da máquina em relação ao seu valor alvo, sendo cada vez maior o desvio quando a precisão é menor. Para determinarmos a precisão de um aparelho, o experimento em questão deve ser repetido diversas vezes, para coletar vários resultados que, em conjunto, verifiquem a ordem do desvio.
A massa de uma substância é a grandeza que expressa a quantidade de matéria contida em um corpo. Sua unidade no SI (Sistema Internacional) é o quilograma (kg), mas a medida mais usual em laboratório é o grama (g). Para medir a massa de uma substância, é necessário um aparelho que calcule a pressão que esta exerce sobre o instrumento. O volume de uma substância está diretamente relacionado com o espaço por ela ocupado. Sua unidade no SI(Sistema Internacional) é o metro cúbico (m³), mas a unidade usual em laboratório é o mililitro