Relatório de Higiene
Departamento de Tecnologia Rural e Animal – DTRA
Engenharia de Alimentos
RELATÓRIO 08
Avaliação das condições higiênicas de manipuladores de alimentos
Itapetinga - BA
Julho/2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
Departamento de Tecnologia Rural e Animal – DTRA
Engenharia de Alimentos
Milene Rost de Araújo
RELATÓRIO 08
Avaliação das condições higiênicas de manipuladores de alimentos
Relatório apresentado ao prof. Leandro Soares, como requisito avaliativo na disciplina Higienização na Indústria de Alimentos.
Itapetinga - BA
Julho/2014
1. introdução
Substâncias nocivas nos alimentos dão origem às doenças chamadas intoxicações ou infecções alimentares que, geralmente, acometem o trato gastrointestinal. Embora os produtos alimentícios apresentem aparência, sabor, textura e aroma normais, podem causar toxinfecção alimentar (OKURA, 2005).
Tratando-se de segurança e qualidade do alimento há muitos requisitos a serem preenchidos. As etapas do processamento desde a matéria prima até o produto final e as condições de higienização devem ser respeitadas, e, portanto, cumpridas. Uma pequena falha no processo poderá contaminar o alimento e deteriorar o equipamento – formação de biofilmes na superfície ou incrustações (FERREIRA et al., 2004).
Segundo Riedel (1992), alguns fatores podem contribuir para que o alimento deixe de ser seguro, são estes: matérias primas contaminadas, manipuladores portadores de microrganismos patogênicos, má higienização dos manipuladores, equipamentos mal lavados, dentre outros. Existem várias doenças que podem ser devido aos alimentos; muitas causam graves problemas, inclusive levar a óbito. Garantir a saúde das pessoas que se alimentam é a maior responsabilidade do produtor de alimentos, e isso envolve não apenas os manipuladores que preparam os alimentos, mas também as condições de armazenamento e equipamentos utilizados para o