Relatório de grandezas fisícas
Esse trabalho tem como finalidade encontrar o desvio médio, ou seja, uma tolerância para uma determinada grandeza física, para chegar ao valor utilizamos o experimento medidas de grandezas físicas, utilizando o pêndulo simples, cronômetro e a fórmula do desvio padrão, soma dos quadrados do desvio e desvio padrão da média.
2.0 Introdução Teórica ao Tema
Grandeza é tudo aquilo que envolva medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade. Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, que é a unidade de medida.
Para tanto, cabe o entendimento dos conceitos de precisão que é definida pelo desvio padrão de uma série de medidas uma amostra. Quanto maior o desvio padrão, menor é a precisão, ou seja, é a repetitibilidade dos valores obtidos a cada vez que repetimos o experimento, sendo esses valores iguais ou muito próximos. E exatidão é a capacidade que um instrumento de medição tem de fornecer um resultado correto.
Dos valores que obtivemos, poucos são números inteiros, sendo a maioria números decimais, conhecidos como algarismos significativos, que são os dígitos diferentes de zero, contados a partir da esquerda até o último dígito diferente de zero à direita, caso não haja vírgula decimal, ou até o último dígito (zero ou não). Todos os dígitos diferentes de zero são significativos.
Nesse experimento você poderá entender melhor esses conceitos.
3.0 Descrição do Experimento
Os materiais utilizados foram:
Trena
Pêndulo simples
Cronômetro digital
Tranferidor Analógico
Denominamos o pêndulo simples o conjunto de um fio ideal, fixo por uma das extremidades e que mantém suspenso na outra extremidade um corpo de pequenas dimensões, que oscila em torno de uma posição de equilíbrio. O período do movimento