Relatório de genética
Regulação Gênica Com, algumas exceções, pode-se dizer que todas as células de um organismo contêm os mesmo genes. No entanto, em um determinado tecido ou órgão, apenas um grupo desses genes é expresso. Na espécie humana, por exemplo, muitos processos celulares e os genes que o determinam são comuns a todas as células do corpo humano, como os genes das proteínas ribossômicas, cromossômicas e do citoesqueleto, constituindo os chamados genes de manutenção. Entretanto, embora teoricamente todas as células tenham os mesmo genes, algumas sofrem diferenciação em células da epiderme, outras em musculares, etc... devido a um controle coordenado e diferencial da expressão genes estruturais, o qual pode ocorrer em diferentes estágios e em diferentes células. Esse controle em geral é exercido por um gene denominado gene regulador, que produz uma proteína, diferente das que são codificadas pelos estruturais e cuja única função é controlar a expressão destes últimos genes, por meio de sua ligação a sítios particulares do DNA, agindo, sobre tudo, na transcrição.
OBJETIVO O objetivo deste trabalho foi analisar e compreender o processo de transcrição e tradução da molécula de DNA e os vários mecanismos que a envolve.
MATERIAIS E MÉTODOS: 1) Sequência de bases nitrogenadas disponibilizada pelo professor 2) Roteiros das duas atividades, disponibilizados pelo professor 3) Livros e apostila para consulta. 4) Marcadores de texto para destacar as sequências de bases nitrogenadas.
METODOLOGIA: 1) Foi localizado o 5º aminoácido da sua sequência peptídica: Lisina 2) Verificou-se as trincas codificantes correspondentes: AAG e AAA 3) Procurou-se na sequência de bases da molécula de DNA, disponibilizada pelo professor, a sequência de inicialização de uma cadeia polipeptídica em eucarioto (TAC) 4) As sequências de bases da região promotora estão presentes. 5) Foi identificada a sequência terminal