Relatório de física
CENTRO TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICA
Prática 2 – Micrômetro
Aluno: --------------------
Matrícula: -----------
Turma: ------------
Disciplina: Física Experimental
2013
1 – Objetivo
Conhecimento do micrômetro e familiarização com o seu uso.
2 – Materiais Utilizados
- Micrômetro;
- Esfera(duas);
- Chapa metálica;
- Fios 1,2 e 3;
- Fio de cabelo;
- Lâmina de barbear;
- Papel.
3 – Introdução Teórica
O primeiro micrômetro foi criado pelo francês Jean Louis Palmer, em 1848, em com o tempo foi sendo aperfeiçoado para fazer medições mais exatas e mais rigorosas que o paquímetro (o que nós usamos na prática 2 tinha precisão de 0,01mm, ou seja, era 5 vezes mais preciso que o paquímetro que usamos na prática 1).
No micrômetro há um sistema de um parafuso móvel que se desloca por uma porca fixa. Cada vez que o parafuso dá uma volta completa, ocorre um deslocamento igual ao seu passo. Dividindo a cabeça do parafuso em frações menores que uma volta, medimos comprimentos menores que o passo do parafuso.
O micrômetro é composto por um Arco, que tem um Isolante Térmico para evitar que o calor das mãos provoque a dilatação do micrômetro. Ele também tem o fuso micrométrico, que é feito com um aço especial a fim de garantir uma exatidão no passo da rosca. As partes que tocam a peça na hora da medição são as esperas(fixas e móveis), perfeitamente planas. A bainha tem duas escalas, de 1mm e de meio mm, e o Tambor Graduado tem uma escala centesimal. É ele que gira o fuso micrométrico. A cada volta do fuso, ele tem o deslocamento igual ao passo do fuso. Por último, a trava serve para fixar a medida do instrumento na hora da medição.
Obs: Para ter certeza que não apertou demais ou deixou o fuso muito frouxo, existe a catraca, que garante a pressão correta para todas as peças.
Medindo com o Micrômetro
Para começar a medição, é necessário zerar o micrômetro, encostando as duas esperas e