Relatório de física
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE
EXPERIMENTOS COM PARQUÍMETRO
Grupo 3:
Isabela Moraes
Eduardo Branco
Vanderlei
Rafael Melo
Professora: Suzana
17 de setembro de 2012
1. Resumo
Este relatório descreverá as experiências práticas do grupo nas aulas de Física Experimental, focando no manuseio de um Paquímetro e uma Balança Tríplice Escala.
A aula foi realizada no laboratório de Física Experimental no Campus Praça Onze do Centro Universitário da Cidade, contando com a orientação da professora Suzana.
O objetivo principal era familiarizar os alunos com a utilização das ferramentas em questão, para que assim pudessem analisar dados das grandezas físicas fundamentais, como massa, comprimento e altura.
A prática sobre o paquímetro consistia em determinar, após cinco medições no “corpo de prova,” as dimensões internas, externas e de profundidade do mesmo, com maior grau de precisão possível. Para isso, foram utilizados o valor médio destas cinco medições e o conhecimento adquirido sobre Algarismos Significativos, notação científica (NC), conversão de medidas.
2. Introdução Teórica
Com origem que remonta épocas distantes da civilização Grega, do Império Romano ou mesmo civilizações chinesas, o paquímetro é um importante instrumento de medida, utilizado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça, nos fornecendo leituras com décimos de milímetros.
O Paquímetro é composto por uma régua graduada (em milímetros, centímetros ou polegadas) fixa sobre a qual desliza um cursor. Este cursor possui uma escala que é chamada Nônio ou Vernier, que possibilita a leitura de frações da menor divisão da escala da régua fixa. É possível efetuar diversas modalidades de medições utilizando diferentes partes do paquímetro.
[pic]
Os bicos móveis são geralmente usados para medidas de dimensões externas (por exemplo, diâmetros externos). As