Relatório de Física - óptica
Aluna: Daniele Costa Batista
1 – Objetivo
Calcular os valores de refração da luz na água.
2 – Introdução Teórica
A óptica é um ramo da Física que estuda a luz ou, mais amplamente, a radiação eletromagnética, visível ou não, ela os fenômenos de reflexão, refração e difração, a interação entre a luz e o meio, entre outras coisas.
Geralmente, são estudados fenômenos envolvendo a luz visível, infravermelha, e ultravioleta; entretanto, uma vez que a luz é uma onda electromagnética, fenômenos análogos acontecem com os raios X, microondas, ondas de rádio, e outras formas de radiação electromagnética. Pode se enquadrar como uma subdisciplina do eletromagnetismo. Alguns fenômenos ópticos dependem da natureza da luz.
Devido ao fato do sentido da visão ser o que mais contribui para a aquisição do conhecimento, a óptica é uma ciência bastante antiga, surgindo a partir do momento em que as pessoas começaram a fazer questionamentos sobre o funcionamento da visão e sua relação com os fenômenos ópticos.
Os princípios fundamentais da óptica são:
1º - Princípio da Propagação Retilínea: a luz sempre se propaga em linha reta;
2º - Princípio da Independência de raios de luz: os raios de luz são independentes, podendo até mesmo se cruzarem, não ocasionando nenhuma mudança em relação à direção dos mesmos;
3º - Princípio da Reversibilidade da Luz: a luz é reversível. Por exemplo, se vemos alguém através de um espelho, certamente essa pessoa também nos verá. Assim, os raios de luz sempre são capazes de fazer o caminho na direção inversa.
3 – Descrição da Prática
Foi aplicada uma luz (laser) em um recipiente com água que continha dentro um disco com marcações em graus. Essa prática foi feita algumas vezes com ângulos diferentes, para que fosse calculados os valores de refrações.
4 – Dados e Cálculos
Incidência
Refração
60º + 1º
40º + 1º
45º + 1º
32º + 1º
30 + 1º
22º + 1º
20 + 1º
15º + 1º
Cálculos:
Índice de Refração
Sen