Relatório de Física I
O encontro de dois móveis em MRU com sentidos opostos, sobre a mesma trajetória.
1.0 Objetivo do experimento
Esse relatório foi fundamentado em experiências feitas no laboratório de Física do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) com o objetivo de compreender os conceitos básicos do movimento retilíneo e uniforme.
O principal objetivo do experimento é:
Calcular a velocidade media de um móvel em MRU;
Determinar a função horária de um móvel em MRU;
Estabelecer um sistema de equações para o encontro de dois móveis que partam simultaneamente um de encontro ao outro em MRU, na mesma trajetória;
Resolver o sistema de equações que determinam o instante e a posição de encontro de dois moveis em MRU sobre a mesma trajetória;
Graficar, em um mesmo par de eixos, a posição versus tempo para os dois móveis que se cruzam;
Determinar graficamente o instante e a posição do encontro dos dois móveis.
2.0 Fundamentação teórica
Uma questão relativamente frequente no estudo do movimento é a que solicita a determinação do local de encontro de dois móveis. O encontro ocorre quando os dois móveis estão na mesma posição do referencial, no mesmo instante de tempo. Em termos matemáticos, isso nos leva a criar um sistema de equações através do movimento dos móveis. Para o movimento uniforme, define-se uma função horária do espaço que é expressa por: x = xo + v.t em que x e xo representam o espaço final e inicial ocupados pelo móvel, v a velocidade e t o tempo. A solução dessas equações fornece o instante e a posição do encontro dos dois móveis.
A solução deste sistema linear fornece o instante e a posição do encontro dos dois móveis. Em um gráfico (posição versus tempo), as coordenadas do ponto de cruzamento das retas que representam as funções horárias dos movimentos identificam a posição e o instante em que os móveis se encontraram.
3.0 Parte experimental e discussão
No laboratório de física experimental medimos o tempo gasto