Relatório de Física C - MHS
Este relatório tem como objetivo a análise de dados experimentais obtidos em laboratório em um experimento que aborda o Movimento Harmônico Simples (MHS). Utilizado um sistema massa mola podemos determinar a constante elástica “K” de molas reais e suas incertezas usando duas abordagens diferentes.
O relatório em questão também tem como objetivo a apresentação do MMQ (Método dos Mínimos Quadrados) que é um método de ajuste de uma curva onde se obtém a curva ideal para um conjunto de dados obtidos no laboratório.
2 - DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
1ª Parte do experimento:
Trata-se de uma mola presa em um suporte que contém uma régua graduada, e na outra extremidade da mola discos de metal em um porta peso. Quando não há massa conectada à mola, o sistema encontra-se em equilíbrio. A partir do momento em que se imprime uma força ao corpo, ou seja, coloca-se uma massa no porta peso o comprimento da mola sofre uma variação e a mola reage com uma força denominada força elástica, cujo módulo é dado pela Lei de Hooke:
Onde k é a constante elástica da mola e δx é a variação do comprimento. O sinal negativo deve-se ao fato de que, adotando como referência o sentido da força aplicada como sendo positiva, a força elástica tem sentido oposto.
Assim para cada massa adicionada no porta peso mede-se um deslocamento diferente na mola em questão, usando a lei de Hooke pode-se determinar a constante elástica da mola.
2ª Parte do experimento:
A segunda parte do experimento usa o mesmo equipamento mas a experiência é feita com uma outra abordagem.
Colocando-se diferentes massas no porta peso forçamos o alongamento da mola, tomando cuidado para não deformar permanentemente a mola. Assim que o porta peso é solto começa a oscilação, daí é medido o tempo para que o sistema faça dez oscilações.
O período é obtido dividindo o tempo medido pelo número oscilações:
Através da seguinte equação, calcula-se a constante elástica da mola:
Obs: Para cada mola a