relatório de física experimental
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Estudante : GILSANDRO SANTOS COSTA
Grupo: FABIANO GILSANDRO KASSIO
MEDIDAS FÍSICAS
JUNHO DE 2013
OBJETIVOS
Essa experiência tem como objetivo geral aplicar os conhecimentos relativos a medidas físicas e propagação de erros na resolução de dois problemas. O primeiro consiste em executar as medidas dos lados e dos ângulos internos de uma pedra cerâmica comercial utilizada em revestimento, a fim de descobrir se é realmente um quadrado; o segundo trata do cálculo da densidade de um cilindro metálico, a fim de identificar de que material ele é constituído.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
No laboratório de física, os equipamentos a serem utilizados estavam dispostos em mesas. A turma foi dividida em grupos de três alunos. Cada grupo ocupou uma mesa.
Foram utilizados os seguintes equipamentos:
- uma régua plástica de 30 cm, marca Waleu, com precisão de 0,5 mm;
- um paquímetro em aço da marca Mitutoyo, com precisão de 0,05 mm;
- uma balança da marca Zanot, modelo 1610, carga máxima 1610 g, com precisão de 0,05g;
- um transferidor 180º MEC/FAE, com precisão de 0,5º;
- uma proveta de vidro de 50 ml Vidrolex, com precisão de 0,5 ml;
- um cilindro metálico;
- uma pedra cerâmica de revestimento;
- um balde com cerca de três litros de água.
Primeiramente, realizaram-se as medidas dos lados da cerâmica, para isso, numeraram-se, na própria peça, os lados (1, 2, 3 e 4) e, utilizando a régua, cada um dos alunos realizou as medidas dos quatro lados, repetindo-se a operação até perfazer as dez medidas necessárias ao preenchimento da tabela.
Em seguida, realizaram-se as medidas dos ângulos da mesma cerâmica, utilizando o transferidor. Os ângulos também foram numerados (1, 2, 3 e 4) e, da mesma forma, cada aluno realizou as medidas dos quatro ângulos, repetindo-se até completar as