Relatório de Física 2
LABORATÓRIO DE FÍSICA 2
TURMA P13
PRÁTICA 3
Resistores Ôhmicos
Discentes
Almaísa Medeiros, 201110800
Gabriel Ferrão, 201010815
Isabela Oliveira Lopes, 201110388
Lucas André Negrini 201210504
Rafael Velozo de Oliveira, 201210510
Uberaba(MG), 14 de Abril de 2014.
1. OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo verificar a lei de Ohm e determinar a resistência elétrica através dos valores de tensão e corrente elétrica.
2. TEORIA
No século passado, Georg Simon Ohm enunciou: “A tensão aplicada através de um bipolo ôhmico é igual ao produto da corrente pela resistência”, verificou experimentalmente que existem resistores nos quais a variação da corrente elétrica é proporcional à variação da diferença de potencial (ddp). Simon realizou inúmeras experiências com diversos tipos de condutores, aplicando sobre eles várias intensidades de tensões, contudo, percebeu que nos metais, principalmente, a relação entre a corrente elétrica e a diferença de potencial se mantinha sempre constante. Dessa forma, elaborou uma relação matemática que diz que a tensão aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre, matematicamente fica escrita do seguinte modo: (1)
Essa equação é expressão matemática para a lei de Ohm, sendo a resistência elétrica R a constante de proporcionalidade entre essas duas grandezas. Se a expressão for verificada, dizemos que o material analisado é um condutor (ou resistor) ôhmico.
3. DADOS EXPERIMENTAIS
Através do código de cores foi possível encontrar a resistência nominal e o fator de tolerância de quatro resistores disponibilizados. Com auxílio de uma Protoboard, conectou-se o resistor de menor resistência a fonte de tensão variável. Após isso, conectou-se o Amperímetro em série com o resistor e se mediu a intensidade da corrente elétrica que o percorre, repetindo-se