relatório de física 2
Daniel Augusto1
RESUMO
Este documento apresenta instruções detalhadas de experimentos realizados referentes ao estudo da eletrodinâmica na disciplina de laboratório de Física III do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia do Campus de Imperatriz, Maranhão. Nestes experimentos são comprovados vários enunciados e princípios básicos da eletrodinâmica clássica e sua forma no cotidiano. Os experimentos estão relacionados ao gerador Van de Graff.
Palavras-chave: Gerador. Eletrização. Carga. Dielétrico. Estática.
1 INTRODUÇÃO As instruções presentes neste artigo estão relacionadas a experimentos realizados com corrente elétrica associadas a um gerador Van de Graff. Tem-se como finalidades observar a atração e repulsão existente entre dois corpos atritados entre si (de diferentes materiais), identificar os dois tipos de carga elétrica existente, relacionar a falta ou excesso de elétrons, analisar a distribuição de cargas elétricas na superfície de um condutor e as condições necessárias para estabelecer uma descarga elétrica através de um gás.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando duas substâncias diferentes se tocam na maioria das vezes uma cede elétrons a outra. Quando o átomo ganha elétrons ele passa a ter mais cargas negativas do que positivas totalizando numa diferença de carga, portanto ele fica eletrizado negativamente. O oposto ocorre o mesmo, ou seja, quando perde-se elétrons, o átomo fica eletrizado positivamente.
Os átomos negativos são chamados de ânion ou íon negativo. Enquanto os átomos positivos são chamados de cátion ou íon positivo.
A carga de um próton é igual (em módulo) à do elétron e, sendo chamada de unidade fundamental de carga (TIPLER ; MOSCA, 2009). A lei da conservação da carga elétrica é uma lei fundamental da natureza. Sempre que um corpo receber elétrons, deverá necessariamente existir outro corpo que perdeu os elétrons que aquele