Relatório de Fisquí
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogêneas (que apresentam uma fase) dá-se o nome de soluções. Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme.
As soluções podem ser encontradas no estado líquido, sólido ou gasoso. Têm dois componentes: o solvente e o soluto. Soluto é a substância que se dissolve e está sempre em menor quantidade, e solvente é a substância que efetua a dissolução, estando sempre em maior quantidade. No entanto, há o solvente universal, a água, que é sempre solvente independente da sua quantidade.
As ligas metálicas são exemplos de soluções sólidas. O ar que envolve a Terra é uma solução gasosa formada, principalmente, pelos gases N2 e O2; a água dos oceanos é uma solução líquida na qual encontramos vários sais dissolvidos, além de gases; o guaraná também é uma solução aquosa, contendo açúcar, extratos de plantas e vários aditivos. Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico (água + NaCl).
Classificando as soluções de acordo com a razão entre o soluto e o solvente, teremos soluções diluídas, concentradas, saturadas, insaturadas e supersaturadas.
Solução diluída é aquela que apresenta uma pequena quantidade de soluto para uma determinada quantidade de solvente. Já a concentrada possui uma maior quantidade de soluto que a anterior para a mesma quantidade de solvente. Essas são comparativas podendo uma solução ser mais concentrada ou diluída, dependendo da solução com a qual será comparada. Os termos ‘‘diluído’’ e ‘’concentrado’’ são usadas para comparar soluções, sendo que essa comparação é feita apenas com soluções que possuem a mesma quantidade total. Por exemplo, tem-se solução de HCl 5% (A), HCl 10% (B) e HCl 20% (C). A solução