RELATÓRIO DE FISICA
No dia 30 de maio de 2014, efetuamos um experimento no laboratório de física que visa um entendimento amplo da matéria que foi lecionada no bimestre em referência a força atrito, para isso foi nos dado um kit plano inclinado, que continha uma série de equipamentos, dinamômetros e um bloco de madeira. Começamos posicionando o bloco na rampa a 0 grau, e instalamos o dinamômetro no bloco, na posição horizontal. Fizemos o experimento com a parte sem atrito e com, o mesmo para calcular as forças nos graus 5°, 10°, 15°, 20°, 25°, 30°, 35°.
OBJETIVOS Neste experimento tivemos como objetivo por em prática a matéria do bimestre, testando as forças, e os exercícios em plano inclinado que foram passados no bimestre. Determinar, com o experimento, as condições de equilíbrio e os coeficientes de atrito entre a rampa e o bloco. Determinar o coeficiente de atrito mínimo para que o corpo permaneça em inercia.
INTRODUÇÃO Em conformidade com o que fora nos passado no laboratório de física, em grupo de quatro pessoas, colocamos em prática o objetivo, no qual o primeiro passo era a fazer um diagrama das forças que atuam sobre o bloco quando é puxado em uma das extremidades com o dinamômetro á 0 graus de inclinação, dessa forma fizemos, mantendo a mesma inclinação colocamos um peso sobre o bloco utilizamos o dinamômetro para calcular a força aplicada para que ele se movesse, efetuamos esta mesma atividade só que utilizamos a parte com atrito do bloco e também fizemos com ele em pé sem atrito, após fizemos este mesmo procedimento sem atrito, porém aumentamos o grau da inclinação á 5°, 10°, 15°, 20°, 25°, 30°, 35° e medimos a força.
PARTE EXPERIMENTAL Neste experimento reconhecemos as condições de equilíbrio, também determinamos os coeficientes de atrito entre a rampa e o móvel. Para isso foi nos dado o dinamômetro, no qual obtemos os resultados desejados, colocamos o bloco de madeira sobre rampa a 0°e tivemos os resultados,