Relatório de fisica
1. Introdução 1.1 Paquímetro O paquímetro é um instrumento que pode ser usado para medir comprimentos, espessuras e profundidade de orifícios com precisão de décimos de milímetros. Ele é empregado em situações que exigem mais precisão do que se pode ter com instrumentos como régua e trena. É usado principalmente na fabricação de peças mecânicas.
Figura 1. Identificação das principais partes do paquímetro
O paquímetro possui duas escalas: uma fixa ou principal e outra móvel ou secundaria. A escala fixa é em milímetros enquanto a móvel é chamada de escala de Vernier ou Nônio, o que permiti a medição mais precisa. A escala em Vernier corresponde a 1/10 da escala em milímetros = 0,1 mm (decimo de milímetro). Veja a imagem: Figura2. Nônio com precisão de 0,05 mm
Para se obter medidas corretas deve-se manusear o paquímetro de forma suave para que não haja deformação da peça e fazer as medições em temperatura adequada para evitar possíveis dilatações. Deve-se ter atenção ao travamento, pois o mesmo pode causar erro na leitura. Quanto ao posicionamento correto do instrumento ver fig. 3. Figura 3. Maneiras certas e erradas de usar o paquímetro 1.2 Balança Outro Instrumento de medida utilizado nos experimentos foi a balança com precisão de décimos de grama, constituída por 3 escalas: centésimos de grama, décimos de gramas e gramas.
Para realizar medições a balança deve estar nivelada e zerada, para evitar erros de medida. A balança possui uma bolha de ar e duas marcas, que para estar em posição nivelada a bolha de ar deve estar centralizada entre as duas marcas paralelas.
O manuseio é muito simples. Após zerar e nivelar a balança deve-se colocar o objeto sobre o prato