relatório de ferramentaria
CURSO TÉCNICO EM FERRAMENTARIA
FERRAMENTA DE ESTAMPO EMBRACO
Décio José Costa Filho
JOINVILLE
AGOSTO / 2012
RESUMO
Este trabalho apresenta as atividades realizadas no estágio, que ocorreu durante o período de seis meses na EMBRACO SA, empresa especializada em soluções para refrigeração e líder mundial no mercado de compressores herméticos.
A empresa conta com uma ferramentaria central onde há todas as máquinas e equipamentos necessários para usinagem e controle dimensional, sendo realizada a fabricação de ferramentas e dispositivos, e suporte aos demais blocos da empresa, incluindo a ferramentaria do bloco 14.
Na ferramentaria presente no bloco 14, foi onde se realizou o estágio, há um torno e fresa convencional, e instrumentação de bancada para manutenção e medição, entre outros equipamentos.
Nela as atividades são direcionadas para atender os problemas ocorridos nos ferramentais das prensas (manutenções corretivas), realizarem troca de modelo e manutenções preventivas (afiações gerais).
Outras atividades são realizadas para se manter o ambiente de trabalho como, limpeza de máquinas, do chão do ambiente, e também organização dos equipamentos na bancada, a fim de agilizar os trabalhos.
1. INTRODUÇÃO
O estágio é uma parte fundamental do aprendizado, pois é colocada a teoria em prática, pode se tirar muitas dúvidas, aumentando assim o conhecimento.
As atividades desenvolvidas foram variadas, abrangendo assim muitas áreas da ferramentaria como, manutenção corretiva e principalmente preventiva de ferramentas de estampagem (corte), e pequenas usinagens, melhorias e atividades de organização e limpeza no setor.
Em manutenção pode se trabalhar da seguinte maneira, nas corretivas o ferramenteiro se dirigia as prensas para solucionar o problema ou a ferramenta chegava à ferramentaria o problema era