Relatório de farmacotécnica
Objetivos
Objetivo Geral:
- Entender técnica de preparação de pós farmacêuticos
Objetivos Específicos:
- Realizar formulação de pó para uso externo (pó para tratamento de chulé)
-Realizar preparação de pós para enchimento de cápsulas
- Formulação de pós para cápsula através de diluição geométrica
Introdução “Pós são misturas de fármacos e/ou substâncias químicas, secas e finamente divididas, que podem ser destinadas para uso interno (pós orais) ou externos (pós tópicos)” (USP 23)
Princípios da preparação de pós 1. Em quase todas as situações da preparação, os sólidos precisam estar em um estado fino de subdivisão. A menos que o sólido possa ser adquirido como um pó finamente dividido, é necessária a redução do tamanho da partícula pelo farmacêutico 2. A composição química e o processamento dos sólidos determinam seu grau de subdivisão e duas propriedades físicas. As propriedades de um sólido devem ser compreendidas e consideradas para o manuseio e manipulação adequados do material, tanto na preparação de formas farmacêuticas sólidas como na incorporação em outros sistemas de liberação. 3. Quando dois ou mais sólidos são combinados, é necesároa uma mistura homogênea de pós.
Redução do tamanho da partícula: 1. O processo de redução do tamanho da partícula é chamado cominuição. 2. Métodos para a cominuição disponíveis para o farmacêutico: a. A trituração é a fricção continua de um sólido em um gral com o auxílio do pistilo, para reduzir o tamanho da partícula até o grau desejável. Para assegurar a mistura adequada e a redução uniforme do tamanho das partículas, o pó compactado é constantemente removido dos lados do gral e do pistilo com o auxílio de uma espátula. b. A pulverização por intervenção usa a recristalização para obtenção de partículas finas. A palavra intervenção refere-se ao primeiro passo do processo, a dissolução do fármaco em um solvente adequado. O uso mais comum dessa técnica serve à