Relatório de experimentos de decantação e destilação
Processos de separação de misturas:
Decantação e Destilação
Experimento 01: Processo de separação de misturas heterogênea – Decantação
Objetivo: ● Separar misturas de líquidos com densidade diferente; ● Manuseio do funil de separação
Introdução: A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis. Essa técnica é física, pois se baseia na diferença de densidade entre os componentes da mistura.
Materiais e Reagentes:
MATERIAIS REAGENTES
Tripé universal Água
Garra metálica Óleo de cozinha
Funil de separação 3 Béqueres 50 ml 2 Provetas 50 ml Pisseta Bastão de vidro Procedimento: Foi meço 25 ml de água com uma proveta; Após isso foi meço também 25 ml de óleo com outra proveta. Depois de termos medido os reagentes, usando um bastão de vidro para auxiliar, colocamos eles no funil de separação (que estava sendo segurado pela garra metálica que estava no tripé universal), obtivemos então uma mistura heterogênea, já que podíamos observar duas fases.
Começamos então o processo de separação, colocamos um béquer debaixo do funil de separação e depois abrimos a torneira do funil. A água começou cair no béquer, já que ela estava sob o óleo, na parte inferior do funil; Quando estava chegando na área de contato entre a água e o óleo, fechamos a torneira, tiramos o béquer e colocamos outro, repetimos o mesmo processo anterior, mas dessa vez tiramos a área de contato. Logo após termos tirado a área de contato entre o óleo e a água, sobrou no funil apenas o óleo, então colocamos mais um béquer e abrimos a torneira até que caiu todo o óleo.
Experimento 02: Processo de separação de misturas homogênea – Destilação
Objetivo: ● Separar mistura de líquidos miscíveis – separar álcool do vinho; ● Observar ponto de ebulição do álcool; ● Manuseio dos equipamentos necessários para a destilação.
Introdução: A