relatório de experimento com ratos utilizando a caixa de Skinner
Disciplina: APRENDIZAGEM E MEMÓRIA
Introdução
O experimento realizado no laboratório foi composto de 6 etapas, com sessões variáveis: treino ao bebedouro, modelagem, extinção, recuperação espontânea, reforço intermitente e discriminação, todos nessa ordem. Porém nas duas últimas etapas o tempo foi curto o que impossibilitou a obtenção da quantidade de dados necessária para a formulação dos gráficos de reforço intermitente e discriminação, portanto, estas etapas serão apenas explicadas. O experimento foi realizado em um ambiente controlado, a caixa de Skinner, onde é possível um condicionamento operante, observando a aprendizagem, que neste caso, ocorre por meio da contingência, que significa um comportamento especifico para um estímulo específico.
Treino ao bebedouro
O treino ao bebedouro, consiste em uma única sessão, e é o ponto de partida do experimento, pois é o momento de apresentação do ambiente ao ratinho (caixa de Skinner), assim como é o início do reforço positivo a cada aproximação, na direção da barra, sendo o treino ao bebedouro essencial para sua sequência, a modelagem. Modelagem
A modelagem é baseada no reforço diferencial, que consiste no reforço de algumas respostas e não de outras. No caso o ratinho, foi reforçado de maneira positiva, a cada avanço na direção da barra (resposta), dando-lhe água (estímulo), que é um reforçador incondicionado, ou seja, tem um efeito reforçador eficaz a qualquer animal, pois está ligado a busca pela sobrevivência. A cada reforço, que deveria ser imediato à resposta, aumentávamos a probabilidade dele apertar a barra, que era o comportamento desejado. A modelagem consiste no ensinar de um novo comportamento de forma gradual, sendo necessária a repetição de estímulos até que o comportamento desejado seja totalmente aprendido.
Para que o ratinho aprendesse apertar a barra, foram necessárias 4 sessões de modelagem, pois apenas no