Relatório de Exame de urina
Os rins possuem a capacidade de selecionar e reter as substâncias que são essenciais para o funcionamento do organismo e excretar o que não é mais necessário, assim mantendo o equilíbrio eletrolítico e a homeostase ácido-básica (HENRY, 1999).
A unidade funcional do ruim é o néfron. Nos dois rins de um ser humano, existem cerca de dois milhões de néfrons. O néfron é dividido em duas partes funcionalmente distintas:
(1) o corpúsculo renal e (2) o túbulo renal. Por sua vez, o corpúsculo renal é formado (a) pelo glomérulo, que é uma rede capilar, e (b) pela cápsula de Bowman, que envolve o glomérulo. A pressão do sangue no interior do glomérulo é cerca de 60mm Hg, que é valor bastante alto para a pressão, o que faz com que grandes quantidades de líquido, chamado de filtrado glomerular, sejam filtradas para fora do capilar, sendo coletadas pela cápsula de Bowman. Nesse filtrado glomerular é encontrada a maioria dos produtos finais do metabolismo que devem ser eliminados dos líquidos orgânicos. (GUYTON, 1988).
O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de arteríolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cápsula de Bowman do néfron, formando um enovelado de capilares denominado glomérulo de Malpighi. O sangue arterial é conduzido sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Essa pressão, que normalmente é de 70 a 80 mmHg, tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cápsula de Bowman, processo denominado filtração. Essas substâncias extravasadas para a cápsula de Bowman constituem o filtrado glomerular, que é semelhante, em composição química, ao plasma sanguíneo, com a diferença de que não possuem proteínas, incapazes de atravessar os capilares glomerulares.
O filtrado glomerular passa em seguida para o túbulo contorcido proximal, cuja parede é formada por células adaptadas ao transporte ativo. Nesse túbulo, ocorre reabsorção ativa de sódio. A