Relatório de estágio
O estágio é compreendido como o espaço ótimo de avaliação da qualidade do Curso, posto que é um espaço de práxis, um espaço científico, um espaço de prática social no âmbito da profissão, quando evita restringir-se à prática laboral mecanicista do saber fazer que prescinde da teoria. O estágio se constitui como elemento de fundamental importância na formação acadêmica do profissional, à medida que se coloca como mecanismo de vinculação entre teoria e prática. O conhecimento teórico adquirido no decorrer da graduação, tem neste lugar, sua expressão e pode dessa forma proporcionar orientação de atitudes e competências individuais para o exercício da psicologia nas diversas áreas.
O estágio supervisionado obrigatório tem como objetivo assegurar o contato do aluno com situações, contextos e instituições de forma que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizassem em ações profissionais.
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas). A psicologia está muito ligada a empresas atualmente,seja ela no bem estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
A Psicologia Organizacional surgiu à medida que os psicólogos deixaram de estudar apenas os postos de trabalho para contribuir também na discussão das estruturas das organizações. Não foi uma ruptura radical com a Psicologia da Indústria, tendo sido uma ampliação do seu objeto de estudo, posto que os psicólogos continuavam atrelados ao problema da produtividade das empresas.
O objeto de estudo da Psicologia Organizacional encontra-se na interseção das ações da pessoa e da organização, como um todo complexo, dinâmico e inserido em uma ampla conjuntura. A denominação, mais largamente utilizada em alguns países europeus, parece