Relatório de estágio
A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE NOVO REPARTIMENTO SE CONFUNDE COM A CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE TUCURUÍ. O POVOAMENTO DA CIDADE INICIOU COM UM VILAREJO AS MARGENS DO RIO REPARTIMENTO. COM A INUNDAÇÃO DE ALGUNS TRECHOS DAS RODOVIAS BR 230 E 422 PELO LAGO DA HIDRELÉTRICA, O GOVERNO FEDERAL ATRAVÉS DA ELETRONORTE INICIOU O PROJETO DE COMPENSAÇÃO AS POPULAÇÕES QUE FORAM DESALOJADAS. DANDO LUGAR AO MUNICÍPIO DE NOVO REPARTIMENTO. GRANDE PARTE DAS OBRAS EXISTENTES HOJE FORAM CONSTRUÍDAS PELA EMPRESA, COMO O PRÉDIO DA PREFEITURA, ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS E A BACIA DE DECANTAÇÃO, UM FARDO QUE PREJUDICA CENTENAS DE FAMÍLIAS DIARIAMENTE.
A BACIA DE DECANTAÇÃO CHAMADA POPULARMENTE DE BACIA É MOTIVO DE TRANSTORNO PARA OS MORADORES DOS BAIRROS ESPIGÃO E VALE DO SOL II. COM UMA ÁREA DE 4 MIL m² O LUGAR SE TRANSFORMOU EM DEPÓSITO DE LIXO E ANIMAIS MORTOS, EXALANDO UM MAU CHEIRO INSUPORTÁVEL. QUEM VIVE PRÓXIMO A BACIA NÃO VÊ A HORA DE SE LIVRAR DO PROBLEMA.
INDIGNADA A DONA DE CASA CREUDILENE DA SILVA MOSTROU AS MARCAS PROVOCADAS PELA ÁGUA SUJA NO CORPO DO FILHO, PREOCUPADA A MÃE ACREDITA QUE O POÇO TENHA SIDO CONTAMINADO PELA BACIA. COMO SE NÃO BASTASSE O ESGOTO EM FRENTE A SUA CASA ESTOUROU E O MAU CHEIRO É AINDA PIOR. NA ÁREA QUEM PRECISA DE ÁGUA TEM QUE BUSCAR NOS BAIRROS VIZINHOS.
HÁ CINCO ANOS OS MORADORES ESPERAM QUE A ÁGUA SEJA DRENADA OU QUE A BACIA SEJA TRANSFERIDA PARA OUTRO LUGAR, MAIS DISTANTE DA CIDADE. UM DOS MORADORES MAIS ANTIGOS DO BAIRRO, PARAÍBA TEM ESPERANÇA QUE UM DIA O PROBLEMA SEJA RESOLVIDO.
A FALTA DE ÁGUA POTÁVEL TAMBÉM É DENUNCIADA NO DISTRITO DE MARACAJÁ, HÁ 35 KM DE NOVO REPARTIMENTO, A OBRA DE AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESTÁ ABANDONADO, SEM PORTÕES A ENTRADA NO LUGAR QUE JÁ CUSTOU R$ 1 MILHÃO DE REAIS AOS COFRES PÚBLICOS ESTÁ LIBERADA PARA O ACESSO DE CRIANÇAS E ANIMAIS.
O TRABALHADOR MANOEL BATISTA QUE MORA PERTO DA CAIXA DÁGUA CONTA QUE HÁ UM ANO NINGUÉM APARECE NA OBRA. NEM PARA LIMPAR A