Relatório de estágio
Pró-reitoria de Extensão
Programa Escola Integrada
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE RELATO NA ESCOLA INTEGRADA
PERÍODO: 4º (irregular)
NOME DO GRADUANDO EXTENSIONISTA: Sarah de Oliveira Silva
UNIDADE E CURSO DO GRADUANDO: Unidade Coração Eucarístico / Psicologia
ESCOLA EM QUE DESENVOLVE AS OFICINAS: Escola Municipal Magalhães Drumond
TURNO DAS OFICINAS: manhã ( X ) tarde ( )
O planejamento das atividades de musicalização na Escola Integrada, era baseado no meu conhecimento de música e em outras fontes pesquisadas por mim, com o auxílio da orientadora Dinéia.
Eu promovia atividades lúdicas que desenvolviam o ritmo, a imaginação musical, atenção, percepção e musicalidade. As atividades envolviam principalmente a percursão corporal, pois os alunos se interessavam mais por essas aulas, e também pela falta de instrumentos suficientes para todos os alunos.
Eu contava histórias para as turmas menores, deixando que as crianças fizessem a sonoplastia com sons do próprio corpo. Em todas as turmas eu apresentei vários instrumentos através de desenhos e vídeos, ensinado-as os nomes e a forma correta de manuseá-los. As cantigas populares eram usadas para marcação de ritmos, com brincadeiras de bater palmas com um colega, ou em grupo. O violão e a intensidade da minha voz serviam para a compreensão de noções de fraco, forte, rápido e devagar. Trabalhei com as crianças o filme “O Som do Coração” que conta a história de um garoto orfão que tinha um ouvido absoluto, com sensibilidades musicais apuradas. A música ajudou o garoto a achar seus pais, que também eram músicos, e também estavam à sua procura. Assim como o garotinho do filme, inspirei as crianças a acharem sons de diversos lugares: no trânsito que cercava a escola, no vento, no próprio corpo, etc. Uma atividade que funcionou bastante com a turminha dos mais velhos (turma D) foi o Barbatuques. Funcionou principalmente com as meninas. Que ficaram