Relatório de estágio
Polyanna Silva Goronci
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Vitória 2012 Centro de Estudos Avançados e em Pós-Graduação e Pesquisa – CESAP
Polyanna Silva Goronci
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio apresentada ao Centro de Estudos Avançados e em Pós-Graduação e Pesquisa - CESAP, como requisito parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos, orientado pela Professora Grece Teles Tonini.
Vitória 2012 1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho se propõe a relatar a experiência de estágio que foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Diogo, situada na rua Olavo Bilac, s/n, São Diogo I, Serra – Espírito Santo.
Tendo como proposta de desenvolvimento do trabalho a participação - acompanhamento das aulas de uma turma de 4ª série do turno Vespertino, objetivou-se perceber de que/quais modos e termos os direitos humanos eram discutidos na sala de aula com os alunos.
Intencionando dar a oportunidade de escuta dos alunos e professora, saber o que esses sujeitos têm a dizer; falar sobre, concordo com Benjamin (1994), no que ressalta sobre a fonte da narrativa que está na experiência que passa de pessoa para pessoa. O narrador é aquele que conta o vivenciado, transforma o que foi ouvido e experimentado em lição: “a experiência que passa de pessoa a pessoa é a fonte a que recorrem todos os narradores” (p.198).
Esse autor faz uma defesa da narrativa oral ao comentar que entre as narrativas escritas, as melhores são as que menos se distinguem das histórias orais. É muito interessante a ideia de Benjamin sobre a natureza da verdadeira narrativa, sobre a sua dimensão utilitária de "dar conselhos".
"Aconselhar é menos responder a uma pergunta do que fazer uma sugestão sobre a história que está sendo narrada" (BENJAMIN, 1994, p. 200), pois o narrador