Relatório de estágio
O estágio supervisionado atende os aspectos legais, assim, torna-se obrigatório e necessário para a formação inicial dos acadêmicos de Pedagogia. Este projeto visa proporcionar ao graduando uma relação integradora de teoria e prática, enfocando a oportunidade de vivenciar as práticas docentes no âmbito escolar. É o momento de validação do aprendizado teórico com o prático. Por meio desse contato com a instituição e com todos que dela fazem parte, que se pode constatar teorias estudadas e também possíveis contradições entre teoria e prática. É a socialização das responsabilidades que pode fazer a diferença no processo de desenvolvimento escolar do educando, que tem por base a Educação Infantil. O estágio curricular supervisionado demonstra ao acadêmico de forma eficaz a relação dos conhecimentos adquiridos em sala, na faculdade, somados à experiência adquirida no ambiente escolar a concretização da realidade de uma escola, fortalecendo um elo entre a teoria e prática, provando que uma depende da outra.
3 PROBLEMA
Por que realizar o estágio curricular supervisionado no Curso de Pedagogia na Educação Infantil, nível de Educação básica brasileira?
4 HIPÓTESE
Pretende-se, por meio deste projeto de estágio supervisionado que o (a) acadêmico (a) de Pedagogia obtenha um conhecimento concreto sobre a realidade e a vivência escolar das crianças e profissionais da Educação Infantil.
5 OBJETIVOS
Elaborar o Projeto do Estágio Supervisionado.
Cumprir a legislação vigente referente ao estágio curricular supervisionado do Curso de Pedagogia.
Buscar fundamentação teórica frente à realidade docente vivenciada no decorrer do estágio supervisionado na Educação Infantil.
Realizar o estágio supervisionado na Educação Infantil.