Relatório de estágio técnico em meio ambiente
Depósito de Resíduos da Construção Civil e de Restos de Poda
1. Caracterização do meio físico
Situado em área de relevo suave a suave-ondulado, o local proposto para receber cargas compostas por resíduos da construção civil (RCC) e restos de poda encontra-se dentro dos domínios da Formação Sanga do Cabral, Grupo Rosário do Sul. Esta formação corresponde a arenitos avermelhados, localmente com matriz argilosa, quartozos, médios a finos, moderadamente selecionados e estratificação cruzada incipiente. Recobrindo o terreno, encontra-se uma camada de areia fina, siltosa, de cor marrom escuro, na qual se encontra o lençol freático, nível d’água que tende a acompanhar as variações de nível e que está, neste caso, posicionada à cerca de 80 cm de profundidade.
2. Vulnerabilidade à contaminação das águas subterrâneas e superficiais
Considerando que (i) a rodovia TF-10 constitui um divisor artificial de águas e que, portanto, condiciona o fluxo d’água do ponto de maior elevação às áreas mais baixas do terreno, no sentido NW-SE e (ii) o meio no qual a água oriunda tanto da infiltração direta quanto do escoamento superficial restringe-se a camada de solo que recobre o pacote de sedimentos da Formação Sanga do Cabral, é possível afirmar que o aqüífero freático encontra-se altamente vulnerável a contaminação, tanto por produtos químicos associados ao tráfego de veículos na rodovia quanto pela eventual deposição de materiais tóxicos diretamente sobre a superfície.
3. Conclusões
Do ponto de vista geológico, o local apresenta condições razoáveis à sua implantação do empreendimento. Ao mesmo tempo, do ponto de vista hidrológico, a ocorrência de lençol freático próximo a superfície o coloca numa condição de vulnerabilidade. Os eventuais impactos ambientais seriam minimizados pelos seguintes fatores: (i) circulação do escoamento superficial e de água de infiltração restrita àquela vertente; (ii)