Relatório de estágio supervisionado em saúde pública
Saúde (OPAS), 50% das infecções hospitalares são evitáveis se houver implementação de medidas adequadas de saneamento e manejo dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). (Ministério da
Saúde, BRASIL, 2001). Considerando que menos de 10% do volume total de resíduos hospitalares produzidos são constituídos de lixo infeccioso, a classificação prévia na fonte produtora deverá reduzir este volume. A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicou, em dezembro de 2004, a RDC nº 306, Resolução que classifica os RSS de modo a promover proteção à saúde pública e ao meio ambiente. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:
I- Os RSS são classificados em: Classe I – Perigosos, Classe II – Não-Inertes e Classe III – Inertes.
II- Os RSS são classificados em: Grupo A – Risco Biológico, Grupo B – Risco Químico e Grupo C – Resíduo Comum.
III- O RSS do Grupo A apresentam uma subdivisão em cinco níveis (A1, A2, A3, A4 e A5) pois apresentam risco potencial à saúde e ao meio ambiente, devido à presença de agentes biológicos.
IV- Os RSS são classificados em: Grupo A – Risco Biológico, Grupo B – Risco Químico e Grupo
C – Resíduo Comum, Grupo D – Perfurocortantes e Grupo E – Rejeitos Radioativos.
Estão corretas as afirmativas:
A) I e IV, somente.
B) I, II, III e IV.
C) III, somente.
D) III e IV, somente.
02. De acordo com o Ministério da Saúde (BRASIL, 2001) entre as principais enfermidades ocasionadas pelo manejo incorreto dos RSS contaminados estão: hepatite B e C, AIDS, tuberculose e febre tifóide. Dentre as etapas do manejo dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), a segregação consiste em separar os resíduos, segundo a classificação adotada, seguida do acondicionamento que serve como barreira física, reduzindo os riscos de contaminação, facilitando a coleta, o armazenamento e o transporte.
Com base no texto e nos