Relatório de Estágio na Indaiá
ENERGIA
REATIVA
O QUE OS NOSSOS CLIENTES
PRECISAM SABER PARA REDUZIR
OS CUSTOS COM ENERGIA ELÉTRICA.
Teleatendimento: 116
O QUE É ENERGIA REATIVA?
Para fazer os motores, transformadores e outros equipamentos com enrolamentos funcionarem, são necessárias a energia ativa e a energia reativa. A energia reativa produz o fluxo magnético nas bobinas dos equipamentos, para que os eixos dos motores possam girar. Já a energia ativa é aquela que executa de fato as tarefas, fazendo os motores girarem para realizar o trabalho do dia–a-dia. Apesar de necessária, a utilização de energia reativa deve ser a menor possível. O excesso de energia reativa exige condutor de maior secção e transformador de maior capacidade, além de provocar perdas por aquecimentos e queda de tensão.
Os bancos de capacitores devem ser total ou parcialmente desligados, em conformidade com o uso dos motores e transformadores, para não haver excesso de energia reativa capacitiva, causando efeitos adversos ao sistema elétrico da concessionária. Energia Ativa
Energia Reativa
COSERN
Equipamentos da Unidade
Consumidora
Capacitores
Energia
Total
Energia Ativa
Energia Reativa
FATOR DE POTÊNCIA
É um índice que relaciona a energia ativa e reativa de uma instalação elétrica, sendo um dos principais indicadores de eficiência energética. O fator de potência próximo a 1 indica pouco consumo de energia reativa em relação à energia ativa. Uma vez que a energia ativa é aquela que efetivamente executa as tarefas, quanto mais próximo da unidade for o fator de potência, maior é a eficiência da instalação elétrica.
Fator de Potência: FP medido
kWh medido kWh medido2 + kVArh medido2
FP medido kWh medido
é o fator de potência médio das instalações elétricas da unidade consumidora, calculado para o período de faturamento. é a energia ativa consumida no ciclo da medição.
kVArh medido
é a energia reativa consumida no ciclo da