Relatório de Estágio Modelo
Arthur Martinatti Penna nº6838093
Tema: Gestão Participativa e papel dos pais na educação.
1-) Introdução
Uma boa integração entre professores alunos, tanto dentro da sala de aula quanto no ambiente extraclasse é fundamental para que qualquer problema dentro da escola seja resolvido. Tamanha obviedade é consenso entre todos. Mas e os pais? Aonde entram os que são responsáveis pelas crianças e jovens a todo instante fora da escola? Não seriam eles também fundamentais para a construção de uma escola melhor e mais agradável para os que nela trabalham e estudam?
São essas as perguntas que me fiz e, com base nos textos e entrevista com o diretor da escola, tentei responder da forma mais satisfatória e compreensiva possível. As citações da entrevista diretor serão colocadas entre aspas.
2-) A escola e seus personagens
A escola utilizada para a realização deste estudo foi a EE Vicente Peixoto. Localizada próximo ao centro comercial de Osasco, e a alguns minutos de caminhada da estação da CPTM de mesmo nome, a escola esta distante dos bairros residenciais e das comunidades carentes de onde vem a maior parte de seus alunos. Cerca de metade dos estudantes residem nos bairros periféricos de Osasco, como Jardim Santa Maria e Jardim Conceição, e a outra metade são alunos de classe média baixa, que moram em bairros mais próximos do centro.
Como ocorre em diversas escolas públicas, a Vicente Peixoto sofria com episódios frequentes de indisciplina. Conversas, agressões e fugas da escola são hábitos frequentes de grande parte da massa de estudantes. Mas o diretor não poupa também os professores da escola, que são, na media, jovens, e a maioria categoria O ou eventuais. Apesar da maioria não ser efetivo, as faltas são frequentes. Em alguns dias, mais de três salas ficam no pátio em horário de aula, devido a ausência dos que deveriam estar dando aula.
Mas a maior queixa do diretor não era dirigida aos alunos