Relatório de estágio em medicamentos
MEDICAMENTOS III
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado em medicamentos realizou-se na cidade X, no endereço X, na farmácia X. A cidade tem uma população estimada em 90.460 habitantes em 2009. Sua economia é predominantemente agrícola, tem no plantio de soja e milho seus principais produtos agrícolas, mas também tem indústrias de grande porte. O município conta com 52 farmácias de dispensação, dividida pela população do município que é de 90.460, corresponde a uma média de 1.740 habitantes para cada farmácia, onde o recomendável seria de 3.000 habitantes para cada farmácia. A unidade de saúde mais próxima fica a 1,5 Km da farmácia. Tem um pronto atendimento mais ou menos a mesma distancia da farmácia. As principais doenças atendidas na farmácia são de caráter respiratório, hipertensão e depressão, mas outras patologias também são atendidas.
Apresentação específica do local
A farmácia está localizada neste endereço há aproximadamente 16 anos, foi transformada em rede X há 3 (três) anos. O quadro de funcionários é composto por uma farmacêutica, dois balconistas, uma caixa, uma auxiliar de serviços gerais e um office boy.
O estabelecimento tem 97 m², dos quais é dividido em: área para atendimento ao público, onde estão dispostos os medicamentos e perfumaria, sala de injetáveis, sala auxiliar, banheiro, depósito e escritório.
O lixo séptico é coletado por empresa terceirizada, a cada 21 dias. A farmácia descarta os materiais perfuro-cortantes (seringas, agulhas, recipientes), em caixas de perfuro-cortantes específicas para esse fim e também os medicamentos vencidos, após esses materiais são acondicionados em bambonas para serem coletados.
Para proceder à abertura de farmácia o primeiro passo é escolher o melhor local e o público a ser atingido, e realizar um estudo sobre o número de farmácias que existem na região. Após o local escolhido, deve-se dar a entrada com o contrato social, que