Relatório de Estágio Em Educação Infantil
CURSO NORMAL SUPERIOR – PEDAGOGIA
MIRIAN BONETTI FERNANDES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO em educação infantil
Prof. Ms. Fábio Goulart de Andrade
Denise B. Proenca P. de Souza
Cidade
2008
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da linguagem oral e escrita permeia todo processo da construção do conhecimento da criança. É a comunicação do seu pensamento para a descoberta do mundo.
O que não se pode negar é que a linguagem escrita e a linguagem oral não constituem modalidades estanques; apresentam diferenças devido à condição de produção, mas o processo se dá a partir da língua, que “é um conjunto de possibilidades lingüísticas, cujos usos se fazem de acordo com normas específicas a cada uma das modalidades.
O trabalho nessa faixa etaria acontece por meio de participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, e canções que digam respeito ás tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. Assim o aperfeiçoamento profissional exige dos professores o acesso às novas práticas da ciência, bem como uma reflexão crítica sobre o modo de pensar considerando o ensino tradicional.
Durante o período de estágio foi possível vivenciar situações enriquecedoras para o cotidiano do aluno, pois, pude oberservar que pode se ensinar de maneira prazerosa fazendo com que as crianças compreendam e assimilam com mais facilidade atividades lúdicas, identificando-se com o brincar.
Foram elaborados cinco planos de aula para se trabalhar com as crianças da educação infantil, desenvolvendo atividades da fala, e da escrita, trabalhando-se também com brincadeiras em grupos, desenvolvendo assim a importançia e o interesse de cada grupo, pela diversificação das atividades, da coordenação motora, criatividade nas brincadeiras. Pude observar tambem o comportamento dos alunos, a interação, participação nas atividades, agilidade e flexibilidade.