relatório de estágio administração
O Hospital Edson Ramalho é uma instituição de saúde especializada no atendimento de gestantes nas suas mais diversas afecções clínicas. Localizado na Rua Eugenio Lucena Neiva, Treze de Maio, em João Pessoa – PB é um hospital público, órgão da administração indireta, sob administração militar.
O Objetivo deste estágio foi observar e refletir acerca dos fundamentos administrativos e funções gerenciais na perspectiva da enfermagem. O estágio iniciou-se no dia 11/08/ 2014 onde nos foi apresentado a estrutura física de cada um dos setores do HPM. Pudemos identificar alguns problemas estruturais, tais como infiltrações, má iluminação em alguns pontos, e arejamento.
Em relação ao quadro de pessoal identificamos dois quadros distintos: o efetivo militar e o efetivo civil. O efetivo militar composto por profissionais do quadro de saúde (QOS) da PMPB, em sua maioria sargentos e oficiais intermediários são responsáveis principalmente pelas atividades administrativas correspondentes ao grau hierárquico e setor. O efetivo civil, composto por profissionais de saúde não vinculados à PMPB, dentre os quais podemos destacar técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e atendentes são responsáveis pela execução técnica da assistência de enfermagem.
Em relação aos recursos materiais necessários ao funcionamento hospitalar, os mesmos são custeados pelo estado que repassa os recursos destinados ao SUS. Percebemos que os insumos necessários à prestação dos serviços estão presentes em quantidade satisfatória nos diversos setores que visitamos.
A clínica médica setor responsável pelo atendimento dos pacientes acometidos por afecções clínicas mais gerais é dividida em enfermaria e apartamentos. A enfermaria é destinada àqueles pacientes internos oriundos do meio civil. Os apartamentos, em contrapartida, são destinados aos servidores militares do Estado.
O setor de urgência é destinado àqueles pacientes que possuem prioridade de atendimento devido à sua