Relatório de estagio
Disciplina: Organização e Gestão Escolar- Etapa l
Curso: Pedagogia
Alunas: Andréia Maria da Vitória Eli Maria dos Santos Ferreira Maria Nilda de Freitas
Data: 01/10/2012
Discussão e análise do texto de Moacir Gadotti sobre Gestão Democrática e qualidade de ensino.
a) No Brasil, o tema da gestão democrática da escola encontra suporte na própria Constituição, promulgada em 1988, que institui a “democracia participativa” e cria instrumentos que possibilitam ao povo exercer o poder “diretamente” (Art. 1). Em relação à educação, o que a Constituição de 1988 estabelece como princípios básicos? E como esses princípios podem ser considerados?
R: O pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e a gestão democrática do ensino público. Esses princípios podem ser considerados como fundamentos constitucionais da autonomia da escola. b) A gestão democrática da escola exige, em primeiro lugar, uma mudança de mentalidade de todos os membros da comunidade escolar. Em que essa mudança implica?
R: Essa mudança implica deixar de lado o velho preconceito de que a escola pública é do estado e não da comunidade. A gestão democrática da escola implica que a comunidade, os usuários da escola, sejam os seus dirigentes e gestores e não apenas os seus fiscalizadores ou meros receptores dos serviços educacionais.
c) Como é possível perceber, na prática, se uma escola tem seu projeto construído e organizado democraticamente?
R: Basta entrar no seu conselho de escola ou colegiado e verificar como é feita a escolha do livro didático, o planejamento do ensino, a organização dos eventos culturais, atividades cívicas, esportivas recreativas, basta assistir a uma reunião administrativa ou pedagógica, a uma reunião com pais professores e alunos.
d) A gestão democrática é um processo sempre inacabado e os limites são enormes. Onde esses limites se encontram?
R: Esses limites se encontram:
a) nas próprias pessoas,