Relatório de Estagio Supervisionado
Em consonância com à LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) atual. Parecer CP/CNE nº 28/2001 e Resoluções CP/CNE nºn01 e 02/2002 Francisco Antônio Feitosa, aluno do curso de Filosofia (licenciatura) do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí, realizou seus estágio no Centro de Ensino de Tempo Integral Marcos Parente nas turma do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, no período diurno de fevereiro a maio do ano em curso.
O trabalho realizado no estágio foi orientado pela professora de estágio supervisionado, Elenir Figueiredo e teve como objetivo principal aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, através da prática pedagógica no estagio.
2. JUSTIFICATIVA
Para os discentes que um dia almejam serem professores de qualquer disciplina se faz necessário uma preparação adequada e específica e, para isso temos os estágios obrigatórios, pois são de fundamental importância para a obtenção mínima da prática pedagógica. O nosso estagio esta dividido em duas etapas, sendo a primeira foi as observações em sala de aula, onde o aluno tendo antecipadamente conversado com o professor entra na sala de aula e observa de forma ampla tudo, como utilização dos recursos para se ensinar filosofia, até os mínimos detalhes como a reação de um aluno que esta sentado na ultima fileira e não responde ou não da muita atenção para as aulas de filosofia. E o segundo bloco que são as aulas ministradas pelo estagiário (aluno da filosofia) para a turma em questão. Agora este já ambientado na sala, pois já teve contato com a turma e o professor, pode propor de novas formas encontradas na academia para ensinar o conteúdo de filosofia.
3. REFERENCIAL TEÓRICO
Para muitos o ensino de filosofia ainda é visto como desnecessário nas escolas, tendo em vista ainda fortemente o impulso do capitalismo e a enorme necessidade de formar pessoas para o mercado de trabalho, ou seja , a filosofia não é vista como algo pratico que possa