Relatório de estagio na secretaria de uma escola
"Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer." (Paulo freire)
O estágio é um momento forte e marcante na formação do futuro profissional da área educacional, pois o põe em contato com a ambiente escolar, o qual será o campo de atuação. É o estágio que fornece uma visão real da área e nos dá um subsidio para realizar um bom trabalho. Esse relatório visa apresentar e relatar as observações feitas no período de estágio realizado no Centro Educacional Pássaro Livre, que nesse primeiro momento se deu na secretaria da escola o que proporcionou um maior conhecimento das tarefas que lá se realiza.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O Jardim Escola Pássaro Livre, situado à Estrada do Oliviano, 155 no bairro de Jurujuba no município de São José, iniciou suas atividades no ano de 1983 funcionando como “escolinha” e atendia crianças de 2 a 6 anos de idade. Durante quinze anos o Jardim Escola funcionou sem registro tendo toda documentação expedida por uma escola renomada do bairro vizinho. Em 1198 a escola conseguiu a legalização e pode passar a expedir a documentação, tais como histórico e declarações com o próprio nome da escola e o seu CNPJ.. Como a procura pela escola crescera a diretora viu a necessidade de ampliar suas dependências, pois os alunos que acabavam o 5º.ano do ensino fundamental não tinham muita opção de estudo, a diretora, D. Ana resolveu implantar na escola turmas do 6º. ao 9º. Ano e um novo pedido foi feito aos órgãos competentes para que pudesse ministrar aulas para o ensino fundamental II na instituição. A escola é referência no bairro, atendendo a educação infantil e o ensino fundamental. Conta com um corpo discente de aproximadamente 550 alunos, distribuídos em dois turnos: manhã de 8h às 12 h e a tarde de 13h às 17h. A escola é administrada por Ana Carla Ribeiro, diretora e pela vice diretora Claudia Maria Ayres.