relatório de esntrevistas
ELIANA FEITOZA CAVALCANTE
MARÍLIA COSTA DE QUEIROZ
ROBERTO MARQUES DA SILVA
RELATÓRIO DE ENTREVISTAS COM DOCENTES DA UFAC
Rio Branco
2013
ELIANA FEITOZA CAVALCANTE
MARÍLIA COSTA DE QUEIROZ
ROBERTO MARQUES DA SILVA
RELATÓRIO DE ENTREVISTAS COM DOCENTES DA UFAC
Relatório apresentado à Universidade Federal do Acre, para obtenção parcial da N1.
Disciplina: Sociedade e Meio Ambiente.
Orientadora: Prof.ª Dra. Mariana Pantoja
Rio Branco
2013
Entrevistado de Engenharia Florestal: Doutorando Ricardo, Professor de Manejo Florestal e Exploração de Transportes.
1. Como se deu a evolução humana?
Seguindo o pensamento tradicional e predominante entre os diversos cientistas, o professor Ricardo é simpatizante da teoria evolucionista de Darwin, ocasionada pela relação de muitos fatores e microrganismos na terra.
“A evolução do homem se deu pela relação e transformação simultânea entre diversos fatores que culminaram para o que a gente é hoje, pra estarmos onde estamos. E posteriormente com as relações sociais, o homem vivendo em sociedade, desenvolvendo suas habilidades” (RICARDO).
Percebe-se, portanto, uma concordância do entendimento do professor com a teoria ortodoxa, no tocante a evolução biológica, mas também a aceitação de uma evolução cultural, um processo histórico pelo qual a humanidade vem mudando de formas constantemente.
“O que separa os humanos anatomicamente modernos de trinta mil anos atrás (e anteriores) de seus descendentes contemporâneos, de acordo com a teoria ortodoxa, é um processo não de evolução, mas de história – ou, como diriam alguns, de evolução cultural em lugar de biológica”. (INGOLD, Pág. 2).
2. Há diferença entre os seres humanos e entre os animais? Se sim, quais?
Primeiramente, o professor confessa que entre os humanos e os animais existem sim diferenças, assim como também existem semelhanças. Ele começa sua